Acessibilidade nos Parques de Orlando: Disney, Universal e Sea World

Um dos temas que está sempre em pauta nos filmes da Disney é a inclusão. E nos parques não poderia ser diferente. Eles pensam em cada detalhe para que ninguém deixe de aproveitar cada experiência ao máximo.


Nesse post eu vou explicar sobre o Disability Access Service (DAS), o serviço de acessibilidade da Disney.


Primeiramente, na entrada de todos os parques tem um mapa com informações de acesso adaptado para os diferentes tipos de restrições e deficiências, sejam elas auditivas, motoras, visuais ou cognitivas.

Esses mapinhas detalham onde encontrar esses recursos dentro do parque, como locais para locação de cadeiras de rodas e carrinhos elétricos (por lá são chamados de ECVs ou Scooters), guias escritos em braile, equipamentos de narração e legendas para atrações e shows, interpretação em língua de sinais, vagas reservadas nos estacionamentos, banheiros acessíveis e saídas de emergência, assim como procedimentos de evacuação para visitantes com deficiências.

São permitidos cães guias em todos os parques com algumas regrinhas, por exemplo, acesso alternativo nas atrações e áreas marcadas para fazer xixi e cocô. Não é permitido o acesso dos cães em montanhas russas, nem que os funcionários do parque fiquem responsáveis pelo doguinho.

Como solicitar os serviços de acessibilidade:


Primeiramente, você precisa ir até um balcão do Guest Relations, que fica na entrada de cada parque para se informar sobre a acessibilidade para cada tipo de situação. Tem funcionários preparados para atender em português.


O atendente do Guest Relations pode auxiliar mostrando os assentos reservados para pessoas com deficiência visual que ficam mais próximos ao palco nos shows, por exemplo, e em alguns casos, pode indicar o DAS.

DAS – Disability Access Service:

 

O DAS é um serviço de acesso prioritário aos visitantes que apresentem dificuldades em esperar na fila, seja por conta de uma condição física ou cognitiva.


Vale ressaltar que usar cadeira de rodas ou ter deficiência visual, por exemplo, não dão direito ao DAS, pois a maioria das filas são acessíveis com rampas, elevadores e recursos para a compreensão do show ou brinquedo.


Mas, vamos lá. Para obter o DAS existem duas formas:

 

A primeira é diretamente no balcão do Guest Relations no seu primeiro dia de visita. Você precisa ir até o balcão logo que chegar ao parque e explicar que você ou alguma pessoa do seu grupo possui dificuldades em esperar nas filas das atrações. O atendente vai pedir mais informações, como por exemplo, qual é a condição do visitante e, se avaliar necessário, irá tirar uma foto do visitante e emitir o DAS na conta My Disney Experience de todos do grupo. Ele fica vinculado aos ingressos de cada um e é válido por até 14 dias.


Nenhum funcionário da Disney vai pedir atestado médico para confirmar, pois eles são treinados e preparados para avaliar a necessidade por meio de perguntas, apenas.

O DAS também pode ser obtido antecipadamente entre dois e 30 dias antes da visita, por meio de uma videochamada no site da Disney com um funcionário.


Para quem fizer essa escolha, é necessário entrar no site da Disney e selecionar a opção Request Live Video Chat. Você vai passar por uma triagem num chat, sendo que a espera para ser atendido pode ser demorada. A chamada é apenas em inglês, mas as perguntas são básicas. Caso você tenha dificuldade em entender alguma pergunta, vale deixar o Google Translate aberto ou pedir ajuda para alguém que entenda o idioma.


É possível solicitar a vídeo chamada todos os dias, das 7h às 22h no horário de Orlando. Quanto mais cedo você entrar, mais rápido pode ser atendido.


O visitante que estiver solicitando o DAS precisa ser maior de 18 anos ou estar acompanhado de um responsável. A pessoa que será beneficiada pelo DAS precisa estar presente durante a chamada.

Para quem possui deficiência visual ou auditiva, a chamada de vídeo aceita leitores de tela e também está disponível com chat por texto.


No momento da chamada, o funcionário da Disney fará algumas perguntas sobre a condição do visitante que está solicitando o DAS, além de tirar uma foto dele. Além disso, eles também vão querer saber mais sobre os planos da viagem, como quantas pessoas farão parte do grupo, quantidade de dias no parque, se já conhecem as atrações nas quais o beneficiado pelo DAS pode entrar, por exemplo.


Após as perguntas respondidas pela videochamada, o atendimento pode voltar a acontecer pelo chat.


Fazendo esse registro com antecedência, é possível selecionar até duas atrações por dia antes da visita, o chamado DAS Advance Selections.


DAS Advance Selections

 

Nesse momento, é possível fazer o DAS Advance Selections (uma pré-seleção de atrações do DAS). Você pode escolher até duas atrações por dia para agendar de forma antecipada. O funcionário vai passar os horários disponíveis para você escolher.


É importante conhecer previamente um pouco sobre as atrações dos parques.


As atrações disponíveis nesse caso são apenas as que fazem parte do Genie+. As que possuem Lightning Lane avulsa não podem ser selecionadas com antecedência, apenas diretamente no parque.

Após o término da chamada, as reservas já aparecerão no My Disney Experience (MDE) e os próximos passos acontecerão no dia da visita.


Como usar o DAS

 

 


Depois de ter o DAS ativo na sua conta do MDE, você e o seu grupo estão prontos para utilizar o benefício.

A forma mais fácil de fazer as seleções de atrações é pelo MDE. Só é possível ter um horário de retorno por vez, e depois de visitar a atração agendada, é possível solicitar outro horário. Além disso, esses horários de retorno não possuem validade. Isso significa que se você tiver um horário de retorno às 13h, você pode ir até a atração a qualquer momento das 13h até o fechamento do parque, mas só vai poder selecionar outro horário depois de usar esse.


O DAS dá direito a uma entrada na atração, e se quiser ir novamente, pode solicitar outro horário pelo aplicativo.


O horário de retorno não é imediato. Geralmente, o tempo é um pouco menor do que a espera da fila, ou seja, ainda tem que esperar. A vantagem é poder esperar do lado de fora da fila, sentado, descansando ou passeando.


Qualquer membro do grupo pode solicitar um horário de retorno, mas, na hora de entrar na atração, o beneficiado precisa estar presente para poder ter a entrada liberada.

As atrações pré selecionadas durante a videochamada funcionam de forma um pouco diferente. Você pode fazer outras reservas no parque mesmo que ainda não tenha utilizado as duas pré-reservas feitas.


Além disso, ao contrário do horário de retorno, há um tempo determinado para ir até a atração. Então, se você fez uma pré-seleção de atração para às 16h, você poderá entrar nela das 16h às 17h.

No momento de usar o DAS, basta ir até a entrada de Lightning Lane da atração. Lá, escaneie a MagicBand ou ingresso do beneficiário do DAS primeiro, e depois os ingressos do restante do grupo. A entrada não é imediata e pode sim ter uma pequena espera, mas bem menor do que a da fila normal.


Um detalhe importante é que só é possível agendar atrações para as quais o beneficado do DAS é elegível. Por exemplo: no caso de uma criança que possua o DAS, mas não tenha altura para alguma montanha-russa, não será possível agendar essa atração.


Estacionamento Preferencial

 

Para poder estacionar nas vagas preferenciais dos parques e em Orlando de modo geral, é preciso levar a permissão de estacionamento preferencial que você tem do Brasil. Ela será válida na Flórida, desde que tenha o símbolo internacional de acessibilidade.


Mesmo com a permissão, ainda é preciso pagar o estacionamento dos parques normalmente.

Dicas OD:

 


Todo o seu grupo terá acesso prioritário à atração, mas apenas quando o visitante beneficiado estiver junto;


Enquanto espera o horário de retorno na atração, aproveite para passear pelo parque, conhecer as lojas, os restaurantes e ir nas atrações e shows com pouco tempo de fila;


Você pode repetir as atrações quando quiser solicitando novos horários de retorno, e encontros com os personagens também são elegíveis para acesso prioritário;

Chegar ao parque cedo ajuda muito, já que as filas tendem a ser menores nas primeiras duas horas do dia;


No balcão do Guest Relations, seja bem específico quando for explicar a deficiência para que o atendente possa avaliar.

 

Agora vou listar para vocês, resumidamente, como funciona a acessibilidade dos demais parques de Orlando:

Sea World

 

O Sea World Parks de Orlando é composto por 4 parques temáticos: Sea World, Busch Gardens, Aquatica (parque aquático) e Discovery Cove.

  • Ao entrar no parque se dirija a Central de Atendimento (Guest Service) para solicitar o RAP (Ride Accessibility Program), que é o programa de acessibilidade do Sea World;
  • Esse programa dá direito a Quick Queues (corta-filas) para a pessoa inscrita no RAP e mais quatro acompanhantes;
  • Todos os locais onde acontecem os shows possuem assentos especiais para cadeirantes;
  • No Aquatica todas as piscinas tem entrada com rampas e vias pavimentadas;
  • Dispositivos e roteiros de escuta assistida para os shows;
  • Intérpretes de linguagem de sinais (ASL – língua de sinais americana);
  • Os cães de serviço (servisse dog) são permitidos em todos os parques;
  • No Aquatica possui restrições, pois os cachorros não podem entrar na água e os funcionários não estão permitidos a ficar com eles enquanto o tutor vai no brinquedo. É necessário ter outra pessoa do grupo para ficar com o ele;
  • Nos parques existem áreas específicas para higiene dos cães, e nos brinquedos mais radicais eles podem ficar em gaiolas (cage) enquanto o tutor vai na atração.

 

 

Universal Studios

 

  • Visitantes que não podem aguardar em filas longas por muito tempo podem usar o AAP (Passe de assistência para atrações do Universal Orlando Resort). Esse passe pode ser adquirido no Centro de atendimento que fica em frente de cada parque temático do Universal;
  • Os visitantes podem alugar cadeiras de rodas no Universal Orlando Resort e no Universal CityWalk;
  • No “Rider’s Guide for Rider Safety and Guests With Disabilities” (Guia para segurança do visitante e visitantes com necessidades especiais), disponível aqui, os visitantes encontram uma descrição de cada atração, além de informações importantes de acesso, necessárias para decidir se ela é adequada para pessoas com deficiência cognitiva. O documento também traz informações sobre quais atrações são acessíveis para cadeirantes;
  • “Sala Silenciosa”: os visitantes –– principalmente autistas – podem fazer uma pausa em meio à movimentação intensa do parque nessa sala que é protegida de ruídos.

 

Não deixe de ver nossas dicas para viajar com idosos – Clique aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Me chamo Fê Batista e amo viajar.
Quando me mudei para Orlando, vi o quão frustrante pode ser viajar para à Terra da Magia sem um bom planejamento. Por isso, aprendi todos os pontos que fazem essa viagem ser perfeita e quero compartilhar com quem também tem esse sonho!

Últimas novidades
Cupom Nomad para abertura de conta
Banner Promocional para ingressos Disney em até 10 vezes.
Continue Lendo

Artigos Relacionados