Neste Post
ToggleA tempestade tropical Helene se transformou em furacão e está ganhando força rapidamente. A previsão é que seus efeitos comecem a ser sentidos na Flórida a partir de amanhã (26 de setembro de 2024).
Se você está viajando ou tem planos por aqui, vale a pena ficar de olho nas atualizações sobre o furacão Helene na Flórida.
Sabemos que a chegada de uma tempestade ou furacão pode gerar uma boa dose de preocupação, especialmente para quem está viajando ou tem viagem marcada. Por isso, juntei aqui tudo o que você precisa saber sobre o furacão Helene, de um jeito simples e direto. A ideia é deixar você bem informado, mas sem entrar em pânico, ok?
Ah! E caso esteja em Orlando nos próximos dias, aqui está uma matéria completa com todas as informações que você precisa saber para se preparar para um furacão.
Data de atualização: 26/09/2024 – 15:26
O furacão Helene
A tempestade tropical Helene, que se formou no Caribe no início desta semana, se transformou em furacão na quarta-feira (25) e está avançando em direção à Flórida. Segundo o Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC), Helene tem alto potencial de causar estragos com ventos fortes e chuvas intensas. As áreas costeiras devem se preparar para inundações, tempestades severas e aumento do nível do mar.
Segundo o NHC, o furacão pode ser o mais forte a atingir os EUA neste ano.
O que o furacão Helene pode causar?
O governador da Flórida, Ron DeSantis, decretou estado de emergência em 61 dos 67 condados do estado e mobilizou a Guarda Nacional. Dez condados emitiram ordens de evacuação parcial.
Os efeitos do furacão Helene devem começar a ser sentidos em Orlando na quinta-feira, 26 de setembro de 2024, mas, por enquanto, a previsão é de chuvas fortes e ventos.
Orlando, por estar no centro da Flórida, geralmente não sofre tanto com tempestades e furacões, que perdem força quando chegam à terra. Quinta e sexta deve chover o dia inteiro e sábado já começa a reduzir as chuvas.
As informações sobre o furacão mudam o tempo todo, então vamos continuar de olho nas atualizações do Centro Nacional de Furacões (NHC) para deixar você informado e atualizado aqui nessa matéria mesmo!
O que sabemos até agora sobre o furacão Helene?
O furacão Helene está ganhando força enquanto se move em direção à Costa do Golfo dos EUA, após passar pelo México. O furacão Helene agora é um furacão de categoria 2 e a previsão é que ele se torne um furacão de grande porte (categoria 3 ou superior).
Cerca de 32 milhões de pessoas estão em alerta para possíveis inundações. Um alerta de tempestade foi emitido para Florida Keys e grande parte da costa oeste da Flórida, com risco de inundações perigosas. As ondas podem chegar até 4,5 metros!
Atualmente, Helene tem ventos de 130 km/h e está a cerca de 177 km a nordeste de Cozumel, México, movendo-se para o noroeste a 16 km/h. Vários condados estão sob ordens de evacuação, já que o Centro Nacional de Furacões avisou que essa é uma “situação de risco de vida”.
Parques fechados
Alguns parques de Orlando anunciaram fechamentos devido à aproximação do furacão Helene. Então, é bom você ficar preparado e anotar:
- Volcano Bay – dia 26/09
- Typhoon Lagoon – dia 26/09
- KSC (NASA) – dia 26/09
- Festa de Halloween no Magic kingdom- dia 26/09
- Blizzard Beach – dia 26/09
- Busch Gardens– dia 26/09
- O Universal CityWalk fechará mais cedo às 20h
Mas fiquem tranquilos, os parques estão monitorando a situação e têm políticas para que os visitantes possam cancelar ou alterar suas reservas sem taxas, caso haja alerta de furacão ou estado de emergência em Orlando.
Fontes confiáveis
A minha dica é você se manter informado pelo site da Natinal Hurricane Center, onde você consegue consultar informações oficiais do que está acontecendo. Se preferir, você também pode baixar o app My Radar (iOS e Android) para acompanhar a situação.
A NBC está fazendo uma live no YouTube atualizando as informações também:
Dicas para turistas
- Fique informado: Inscreva-se para receber alertas de emergência locais em seu celular.
- Siga as instruções locais: Saiba onde estão os abrigos de emergência mais próximos, caso precise se deslocar rapidamente.
- Prepare um kit de emergência: Leve seus medicamentos prescritos, um kit básico de primeiros socorros e mantimentos, como água e comida.
- Segurança durante a temporada: Evite sair durante a tempestade, mesmo que pareça “calmo”. As condições podem mudar rapidamente.
Conclusão
Por fim, os Estados Unidos têm um sistema robusto para monitorar e prever furacões. Tecnologias de ponta, como satélites e radares, são usadas para rastrear tempestades e fornecer previsões precisas. Modelos de previsão avançados, frequentemente apoiados por inteligência artificial, ajudam a prever o comportamento das tempestades.
Ah! Estou atualizando vocês lá no insta também:
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Fê Batista • Dicas de Orlando 🇺🇸 (@orlandodiferente)
Esteja preparado e evite sair durante as tempestades, no mínimo, até a próxima sexta (27/09).