Neste Post
ToggleFique ligado nas principais dicas para ter segurança na hora de viajar
Antes de mais nada, é fundamental proteger suas malas ao realizar qualquer viagem de avião, já que infelizmente algumas pessoas aproveitam para furtar. E isso não acontece só no Brasil, não! Em aeroportos pelo mundo inteiro acontecem casos de roubo de malas! Mas como evitar furtos em malas no aeroporto?
Dentre as ocorrências mais comuns estão a troca de etiquetas, o golpe da “cesárea” (quando abrem o zíper da mala com uma caneta para furtar dentro) ou até mesmo o furto da mala inteira por distração do dono.
Para não passar por nenhum perrengue que possa estragar a sua viagem, é importante adotar algumas medidas de segurança, como por exemplo, não desgrudar da sua mala enquanto estiver no aeroporto.
Portanto, confira as dicas de como evitar furtos e roubos nas suas malas.
1- Cadeado
Primeiramente, o cadeado é a forma de segurança mais comum entre os passageiros. Para viagens internacionais (principalmente para os Estados Unidos), eu indico comprar um cadeado aprovado pela TSA (Transport Security Administration), que é quem faz a segurança dos aeroportos no país.
Caso seja necessário verificarem algo, os agentes conseguem abrir sua bagagem sem danificar o cadeado ou a própria mala (eles deixarão um bilhete dentro avisando que a bagagem foi aberta e revistada por eles). Os cadeados TSA são identificados com um losango vermelho (exemplo abaixo).
Além disso, é importante escolher malas com fechaduras seguras. Inclusive, algumas já possuem cadeados. Confira se está tudo ok e se ela tem o forro e o zíper reforçado.
2- Lacre Sealbag
Um golpe muito comum em aeroportos consiste em abrir a lateral da mala trancada com cadeado, realizar o furto e fechar novamente, de modo que só seja possível perceber quando abrir a mala e sentir falta de algo.
Ou seja, esse é o famoso “golpe da cesárea”. Para minimizar essa chance, a dica é utilizar um lacre SealBag, também conhecido como “lacre de aço para malas”.
Eles fazem com que o zíper fique “amarrado” a uma alça fixa da mala, impedindo que seja movimentado.
3- Lacre de aço
Outra opção para manter seus pertences seguros, são os lacres de aço. Encontrados facilmente no Mercado Livre, por um valor acessível.
Ao fechar sua mala, é só acoplar cabo junto ao cadeado, para dificultar a abertura do zíper, evitando assim, o golpe da cesária.
4- Envelopamento
Outra forma de proteger a sua bagagem é envelopando com plástico. Essa proteção vai, ao menos, dificultar alguma tentativa de furto. É necessário fazer isso antes de despachar.
Além disso, o plástico serve para proteger a mala em si, evitando que quebre ou arranhe.
Caso você não queira pagar por esse serviço no aeroporto, você pode comprar plástico filme e tentar fazer você mesmo.
5- Etiquetas e tags
É fundamental que as malas estejam identificadas com todos os seus dados, como nome, endereço e telefone para contato. Existem as tags comuns em que você mesmo pode preencher, assim como existem tags personalizadas e de materiais mais resistentes, como por exemplo, couro e acrílico.
Além de evitar que ela seja trocada por outra igual, caso a companhia aérea perca ou extravie, eles terão como entrar em contato com você.
6- Cores diferentes
Mais uma forma de evitar furtos e roubos é personalizando a sua mala e deixando ela diferentona. Você pode optar em comprar uma mala de cor diferente (existem umas rosas, verdes, azuis). Quanto mais chamativa, mais difícil ela será escolhida como alvo.
Caso você já tenha uma mala de cor neutra, como por exemplo, preta, você pode optar em usar uma capa (inclusive algumas empresas personalizam com o seu nome e até mesmo sua foto), amarrar fitas e lenços coloridos ou até mesmo colar alguns adesivos.
7- Mala com cadeado acoplado
Oura opção para manter sua bagagem segura, são as malas com cadeado TSA acoplado. Neste modelo, seus pertences estão seguros, além de facilitar a inspeção de segurança, pois os agentes abrirão sua mala sem formar ou danificá-la. Além disso, não é necessário o uso de chaves, que podem acabar se perdendo ao passar do tempo.
8- Itens de valor
Uma dica que não custa nada a mais é não colocar objetos de valor nas malas que serão despachadas. Joias e eletrônicos, como por exemplo, devem ser levados na bagagem de mão.
9- Seguro
Dependendo do que você for levar na sua mala, vale a pena pensar na possibilidade de fazer um seguro para ela. A princípio, algumas companhias aéreas possuem esta opção e cobrem perda, atraso ou extravio.
Nosso parceiro VZM também oferece seguro para sua bagagem com desconto para os nossos leitores! Dá um alô para eles e confira os valores!
10- Fotografe sua mala
Tire fotos da sua mala por fora, mas, principalmente por dentro. Isso pode te ajudar a ter o registro do que tinha e de como as coisas estavam dentro dela para que você faça um comparativo de como ela foi entregue.
Além disso, você terá uma prova de que a mala é sua mesmo.
11- Não saia de perto da sua mala
Como eu disse antes, não desgrude da sua mala nem por um minuto! Vai ao banheiro? Leve sua mala para dentro da cabine com você.
É fundamental não descuidar da sua mala em todos os ambientes, tanto no aeroporto, quanto em outros transportes, como por exemplo, ônibus e trens.
O mesmo serve para a mala de mão. Mantenha-a sempre por perto.
12- Tags eletrônicas
Para quem quer investir ainda mais na segurança das malas, existem algumas tags eletrônicas que conectam via Bluetooth com o celular. Dessa forma, você pode ter o controle de onde sua mala está, desde que esteja por perto.
A Apple, como por exemplo, tem a AirTag. É um dispositivo lançado em 2021 que permite rastrear objetos e acompanhar a localização pelo Iphone.
13- Declaração de bens
Mais uma opção de garantia é fazer uma declaração de bens com a companhia aérea no momento do check-in. O documento precisa contar todos os objetos de valor que estão dentro da mala.
Esse documento pode facilitar a indenização caso algum objeto seja furtado ou extraviado.
14- Escolha malas resistentes
Caso você ainda vá comprar a mala para sua viagem, opte por materiais resistentes.
As malas rígidas são feitas geralmente com policarbonato, propileno ou ABS. Esses materiais são bons para proteger o conteúdo de dentro contra chuva, por exemplo, mas por outro lado quebram com facilidade.
Já as de nylon e poliéster são mais resistentes aos impactos, mas tendem a ter uma vida útil menor.
15- Aplicativos de rastreamento
Além das dicas anteriores, existe a opção de colocar um rastreador na sua mala. O mais vendido no Brasil se chama Tile Pro, porém ele não vende aqui e precisa ser importado.
Ele funciona tanto no IOS, quanto no Android, e é resistente à água.
Por falar em mala, nesse post aqui você pode conferir várias dicas de como arrumar a sua para fazer uma viagem aos EUA!
Por fim, vale ressaltar que segurança nunca é demais e é sempre a melhor forma de evitar perrengues e dores de cabeça. Nesse caso, ninguém merece ter uma viagem interrompida por causa de mala furtada ou violada, não é mesmo?
Você tem alguma dica de segurança que não está aqui? Me conta nos comentários!