Como passar pela alfândega: o momento mais temido quando voltamos de uma viagem dos EUA. Mas CALMA que não é um bicho de 7 cabeças. Já salva essas dicas que vou deixar para vocês!
IMPORTANTE: A cota para compras nos EUA é de U$1000 (via aéreo), valores maiores você pode ser taxado.
Na hora em que você desembarca, existem duas filas: “Bens a declarar” e “Nada a declarar”, e é aí que surge a dúvida, em qual fila entrar?
Se você comprar mais do que U$1000 e entrar na fila de nada a declarar, além da taxa de 50% você paga 50% de multa em cima do valor excedente. Por exemplo: se você gastou U$2000, U$1000 entra na cota e os outros U$1000 serão aplicados 50% de taxa e 50% de multa.
Já se você entrar na fila de bens a declarar, pagará só a taxa de 50%. No mesmo exemplo, será U$500 a mais. Lembrando que ao entrar nessa fila, você terá que preencher um formulário no aeroporto ou baixar o app da receita. Sempre guarde as notas dos produtos com você, pois a Receita Federal vai se basear nelas para ver o valor extra que foi gasto e gerar o imposto. Caso contrário, eles procurarão o valor pelo Google e pode ser que você pague um valor maior.
Dito tudo isso, vamos para a parte do que pode ou não ser taxado:
Itens Pessoais que são permitidos trazer e NÃO entram na cota:
– Um óculos de sol;
– Um celular;
– Um relógio;
– Uma máquina fotográfica;
– Vestuário;
– Remédios, suplementos e vitaminas.
Mas Fê, como eles consideram o que é item de uso pessoal?
O bem adquirido deve ser de uso do próprio viajante, corresponder com as circunstâncias da viagem, com a condição física ou estar de acordo com a atividade profissional executada na viagem. Resumindo, se você trouxer tudo na caixa e com etiquetas será taxado. Compre os itens no começo da viagem vá usando durante o tempo que estiver lá!
Tenha noção e não compre várias peças idênticas, não compre roupas de tamanhos diferentes do que você usa. Preste atenção no tempo da viagem, se sua viagem dura 10 dias, não compre itens que sejam para 30 dias.
O que pode ser taxado:
– Itens que não sejam de uso pessoal;
– Bebidas alcoólicas;
Limite de 12 litros;
– Cigarros, charutos, cigarrilhas ou tabaco;
Se atente os limites:
Cigarros – 10 maços, no total, com 20 unidades cada.
Charutos e cigarrilhas – 25 unidades no total.
Tabaco – 250 gramas no total.
– Itens de souvenir;
Inferiores a US$ 10,00: até 20 unidades, no máximo 10 idênticos.
Superiores a US$ 10,00: até 20 unidades, no máximo 03 idênticos.