Como se locomover em Orlando?

A maior dúvida de quase 100% de quem vai pros EUA é: mas como vou fazer pra ir de um lugar pro outro em Orlando? Alugo um carro? Vou de Uber? Pego ônibus?

Pois bem, neste post eu vou fazer um resumo sobre os meios de transporte mais comuns utilizados na ‘terra da magia’.

Aluguel de carro

Orlando é uma cidade grande em que cada coisa fica num canto diferente, dificultando muito fazer as coisas a pé, por exemplo.

Alugar um carro pode não ser a opção mais barata, mas sem dúvidas é a mais confortável e rápida. Claro, se você já tem habilitação.

Quando você opta pelo aluguel, o carro fica a sua disposição 24h, além de você fazer o seu próprio caminho, sem depender de ninguém. Além disso, as estradas são maravilhosas, bem sinalizadas e não tem ladeiras.

Mas como toda moeda tem dois lados, é preciso levar em conta o valor da diária do aluguel e se ele cabe no orçamento da sua viagem, além de combustível, pedágios, seguros e estacionamentos dos parques e hotéis. Dependendo da época do ano, o valor fica meio salgado.

como se locomover em orlando

Uber

O app mais queridinho que roubou a cena quando o assunto é transporte. Primeiramente, ele garante que o menor percurso seja feito, evitando que algum taxista mal intencionado rode alguns quilômetros a mais para encarecer a viagem. Ainda sobre isso, o valor é mais acessível, o que já torna essa opção bem interessante também.

Em segundo lugar, eles estão sempre disponíveis nas entradas dos parques, shoppings, jogos, hotéis e supermercados.

Em terceiro lugar, é o conforto de não precisar dirigir. A gente costuma sair bem cansado dos parques e depois das compras e o “motorista da rodada”, nesse caso, acaba não levando a melhor.

Eu ainda citaria aqui como ponto positivo não precisar de preocupar com vaga e estacionamento.

Um ponto negativo do Uber, é que eles cobram em dólares no cartão de crédito e você vai pagar imposto por isso. Vale a pena calcular uma média de gasto antes de sair por aí chamando Uber pra tudo. Pra isso, existe o site Uber Estimate, que te dá uma ideia de quanto você vai gastar por viagem rodada.

Também é preciso ter conexão com a internet (chip ou Wi-Fi) para conseguir pedir o carro pelo app.

Vale levar em consideração que, dependendo da quantidade de solicitações, a tarifa fica dinâmica e o valores mais altos, principalmente na saída de alguns eventos (assim como acontece no Brasil).

como se locomover em orlando

Táxi

Ainda que meio esquecido por causa do Uber, o táxi ainda é uma opção. A maioria dos taxistas preferem combinar o valor da corrida antes ao invés de ligar o taxímetro. Em inglês, isso se chama ‘meter’ (a gente “mitêr”). Se você é um bom negociador, aí está sua chance de barganhar um preço melhor.

No site Taxi Fare Finder (https://www.taxifarefinder.com/?lang=pt) dá pra calcular o valor da corrida. Desse jeito, dá pra fazer um pré-orçamento e ver se vale a pena.

Assim como a Uber, os táxis estão sempre disponíveis, você não precisa dirigir e nem se preocupar com estacionamento.
Um ponto negativo de andar de táxi em Orlando, são as gorjetas. Assim como os garçons, carregadores de mala, massagistas e guias turísticos, eles também ficam esperando as “tips” entre 15 e 20% da corrida.

como se locomover em orlando

Transporte público

O único transporte público de Orlando é o famoso ônibus, operado pela empresa Lynx. Existem diversas linhas e elas chegam a muitos lugares por um valor de apenas $2 dólares.

Uma outra alternativa é o I-RIDE Trolley para quem fica em hotéis na região da International Drive. É um ônibus que parece um bondinho e opera em 6 linhas ao longo da avenida. São vários os pontos de paradas e custa o mesmo valor do Lynx para adultos, $1 dólar para crianças de 3 a 9 anos e pra quem tem mais de 65 anos, custa só $0,25. Nesta opção ainda têm os passes diários com preço fixo, podendo andar à vontade por todas as linhas.

Vale falar aqui que os pontos negativos do transporte público é a demora para chegar aos lugares, sendo que às vezes é necessário fazer baldeação (quando precisa descer do ônibus para pegar outro), e a falta de conforto, principalmente para quem vai fazer compras.

como se locomover em orlando

Vans e transfers

Uma opção que não é muito divulgada são os transfers (em inglês, “shuttles”). Eles são feitos por vans, o valor é sempre combinado antes e ele fica à disposição do seu grupo durante o dia.

É uma boa pedida para quem está em grupos maiores, sem precisar alugar mais de um carro. Os hotéis geralmente recomendam alguma empresa confiável e até oferecem descontos em parcerias.

O ponto principal aqui é que você não vai precisar se preocupar com rota, estacionamento e com quem vai dirigir. É só combinar um horário e um ponto de encontro com o motorista.

Mas, como nem tudo são flores, o ponto negativo é que os transfers têm rotas fixas e sem paradas, então dificilmente vai rolar aquela paradinha no mercado antes de voltar pro hotel.

Transporte dos hotéis

Alguns hotéis de Orlando oferecem transporte gratuito para os parques, com roteiros e horários pré estabelecidos. Vale perguntar se o que você escolheu tem essa opção, pois é um jeito de economizar alguns dólares.

Espero que esse resumão tenha te ajudado a esclarecer algumas dúvidas. Mas, caso ainda tenha ficado com alguma, manda mensagem que eu respondo!

E não deixe de ver a matéria de Como Economizar em Orlando, saiba todos os detalhes e a melhor maneira de planejar a sua viagem.

Vai pra Disney?
TUDO O QUE INDICO COM OS MELHORES PREÇOS AQUI

Roteiro Personalizado

Ingresso mais barato

Hotel econômico

Chip de internet

Locação de carro

Câmbio mais barato

Seguro viagem

6 respostas

  1. […] especificar um pouco mais sobre as duas primeiras opções, que são as mais utilizadas, já que nesse outro post aqui eu explico direitinho todas as […]

  2. […] já fiz um post aqui contando pra vocês quais são as opções de como se locomover em Orlando, certo? Pois bem. Quem […]

  3. […] quiser saber mais sobre o assunto, nesse post aqui eu deixo tudo explicadinho sobre meios de locomoção em […]

  4. […] o ponto forte da cidade, pois não tem metrô, os ônibus possuem poucas linhas e quantidade. Nesse post aqui eu explico quais são os meios de se locomover em […]

  5. […] das coisas que precisa de planejamento, principalmente em viagens ao exterior, é o transporte. Nesse post aqui eu contei todas as opções de como se locomover em Orlando. Também já expliquei como fazer para […]

  6. […] você ainda não saiba qual meio de transporte irá utilizar para se locomover em Orlando, nesse post eu explico todas as […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Me chamo Fê Batista e amo viajar.
Quando me mudei para Orlando, vi o quão frustrante pode ser viajar para à Terra da Magia sem um bom planejamento. Por isso, aprendi todos os pontos que fazem essa viagem ser perfeita e quero compartilhar com quem também tem esse sonho!

Últimas novidades
Cupom Nomad para abertura de conta
Banner Promocional para ingressos Disney em até 10 vezes.
Continue Lendo

Artigos Relacionados