Neste Post
ToggleDisney para pessoas com deficiência – Os EUA prezam pela igualdade, e por gerarem as mesmas oportunidades a todos os cidadãos. Existem diversas leis que estabelecem políticas para garantir uma sociedade acessível e inclusiva para todos e, é claro, que isso se reflete em Orlando.
Lá é obrigatório que todo estacionamento, público ou privado possua pelo menos 2% de vagas reservadas a deficientes físicos, as calçadas possuem rampa para que os cadeirantes possam se deslocar, os sinais de trânsito emitem sons, para que os deficientes visuais possam atravessar a rua despreocupados, os elevadores possuem números em braile, os ônibus são adaptados para cadeirantes, as estações de metrô possuem elevadores, os hotéis, por lei, devem ter quota mínima de quartos adaptados para deficientes, hospitais, escolas, universidades, igrejas, e estabelecimentos comerciais devem ser acessíveis em todos os sentidos, desde o estacionamento até os banheiros.
AEROPORTO ORLANDO
Todo o aeroporto conta com acessibilidade, o estacionamento possui vagas para pessoas com deficiência e esteiras rolantes para transportar os passageiros. Existe também transportes automatizados e plataformas elevatórias que facilitam o embarque e desembarque. Para uso das plataformas é necessário informar a Companhia Aérea.
Todos os banheiros são acessíveis, o 1.º e 3.º andar dos terminais A e B possuem banheiros para pessoas que necessitam de acompanhante e os mesmos terminais também possuem aéreas para animais de serviço. No balcão de informações, do terminal A, são disponibilizados telefones com controle de volume e telefones TTY com chamada de vídeo.
Quem precisar de cadeira de rodas para locomoção no aeroporto, deverá solicitar com antecedência.
DISNEY
Na entrada dos parques ou no Guest Relations, você deve procurar pelo “Guidebook for Guests with Disabilities” é um folheto explicativo que conta com informações sobre os recursos oferecidos nos parques.
Na maioria das atrações é permitido entrar com cadeira de rodas e/ou acompanhante, procure por um Cast Member na entrada de cada atração para determinar o procedimento deve ser tomado para ingressar na fila.
Os parques também permitem o acesso de cães guia, porém com algumas regrinhas. Eles possuem uma área exclusiva para as necessidades fisiológicas, cast members não podem tomar conta e em algumas atrações o cão não é autorizado a entrar.
Além disso, a Disney conta com um serviço chamado Disability Access Service (DAS), que garante acesso prioritário para visitantes que possuem dificuldade em esperar nas filas. Como a maioria das atrações são adaptadas, cegos ou cadeirantes não tem o direito ao DAS, para solicitar o cartão é necessário ir ao Guest Relations e explicar ao cast member que alguém do grupo precisa do DAS, o funcionário irá avaliar e ver se realmente é necessário, sendo necessário estará disponível para todas as pessoas do grupo, e você consegue verificar pelo My Disney Experience.
OUTROS PARQUES
Todos os outros parques de Orlando (Universal, Busch Gardens, Sea World, Legoland) são acessíveis para pessoas com deficiência, eles oferecem serviços para facilitar o acesso às atrações. Para saber a melhor forma de aproveitar, vá até o Guest Relations dos parques para tirar todas as suas dúvidas.