Esse é um dos tópicos que geram muitas dúvidas quando começamos a planejar uma viagem internacional. No Instagram estou sempre respondendo perguntas do tipo “Se eu reservar o hotel antes, garanto ter o visto aprovado?”, “Se comprar a passagem é mais fácil aprovarem o visto?”. Pra ajudar vocês nesse planejamento, escrevi algumas dicas que irão facilitar, porém, tudo vai depender exclusivamente de você.
ANTES DE TUDO, É PRECISO TER O PASSAPORTE – Veja aqui o passo a passo!
1. Não pague nada antes de ter o visto aprovado.
Reservas em hotéis, passagens e ingressos não garantem que você tenha o visto aprovado, pois existem diversos fatores que serão analisados pelo consulado americano.
2. Na entrevista seja objetivo nas respostas e não enrole muito. Por exemplo:
“Onde você trabalha e o que faz?”
R: Trabalho em banco e sou gerente.
(nesse caso eles acham que você decorou a resposta e pode complicar na hora da aprovação)
Responda da seguinte maneira (de acordo com o seu trabalho e profissão, é claro):
Eu trabalho na “empresa X” e sou responsável pela parte administrativa, pagamento de contas e coordeno a equipe para alcançar as metas.
– Preste atenção na pergunta, às vezes a pergunta é só “ONDE VOCÊ TRABALHA?”.
3. Quanto maior o vínculo com o Brasil, mais fácil será a aprovação.
Os agentes consulares querem ter certeza de que você voltará para o Brasil, então quanto mais documentos você tiver para provar esse vínculo melhor.
Exemplos de documentos: certidão de casamento, escritura de imóveis, comprovante de renda e emprego estável e declaração de imposto de renda.
4. DS 160 – Formulário para solicitação de visto.
O formulário DS 160 é aquele que você colocará todas as informações da sua vida de forma resumida e é assim que os agentes consulares irão ter uma ideia de quem você é. Por ser um formulário bem complexo para ser preenchido, preste muita atenção. Pois sua entrevista será toda baseada nela. Caso exista alguma divergência, poderá comprometer a sua solicitação de visto.
Dito isto, seja verdadeiro, não omita nenhuma informação e não exagere nas respostas. Pois podem ser solicitados documentos para comprovar o que foi preenchido.
5. Idioma na hora de entrevista.
É muito comum pessoas terem o visto negado pois na hora de preencher o formulário, colocar que falam inglês, mas saberem só o básico/intermediário. Então se você não for realmente fluente, não coloque inglês como um idioma no formulário.
6. Documentos.
Tenha seus documentos pessoais em dia, CPF, PASSAPORTE e TÍTULO DE ELEITOR que tenham restrições podem impedir de conseguir o visto.
7. Planejamento Financeiro.
Tenha uma margem de quantos dias será sua viagem e quanto em dinheiro você vai precisar para se manter por lá. Se sua viagem for longa, é provável que o Consul pergunte se você tem o suficiente para o número de dias de viagem e é provável que peçam alguma comprovação.
Mais uma vez, espero que essas dicas possam ajudar quem estiver nessa parte do planejamento, infelizmente o OD não pode garantir que você tenha o visto aprovado, mas quero fazer o possível para deixar o processo mais claro para todos.