Sim! Nessa semana, o governo americano divulgou que a partir do dia 11 de maio de 2023 os EUA deixarão de exigir vacina contra Covid para entrada no país.
Segundo o Comunicado, “Desde janeiro de 2021, as mortes por Covid-19 caíram 95% e as hospitalizações caíram perto de 91%. Globalmente, as mortes relacionadas à covid estão em seus níveis mais baixos desde o início da pandemia”.
Além disso, em abril o presidente Joe Biden já havia anunciado o fim da emergência nacional de saúde da Covid-19.
“Considerando o progresso que fizemos e com base nas orientações mais recentes de nossos especialistas em saúde pública, determinei que não precisamos mais das restrições de viagens aéreas internacionais que impus em outubro de 2021”, disse Biden em um comunicado oficial.
Precisa usar máscara no voo?
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu no dia 1º de março, suspender o uso obrigatório de máscara em aviões e aeroportos. A Anvisa tomou a decisão em reunião de diretoria e considerou a diminuição de casos de covid-19 no país, além do avanço da vacinação. Apesar da suspensão, o desembarque por filas e procedimentos de limpeza continuam.
A obrigatoriedade do item de proteção facial, que chegou, a princípio, a ser suspensa em agosto do ano passado, estava em vigor desde novembro!
“Ainda estamos trabalhando muito, mas a pandemia acabou”, disse Biden numa entrevista transmitida pela televisão.
Assim, se está planejando embarcar para os Estados Unidos, confira a lista de documentos essenciais para a entrada no país! Inclusive, neste post eu te dou dicas do que fazer em Orlando.
E você, o que achou sobre o comunicado de que EUA deixarão de exigir vacina?