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ToggleSe tem uma coisa que eu sempre falo é: dirigir aqui nos EUA é fácil… até você se deparar com uma placa diferente, um pedágio sem cabine ou uma regra que ninguém te explicou. A verdade é que tem vários detalhes que são bem diferentes do que a gente está acostumado no Brasil.
Pra te ajudar a evitar perrengues e até multas desnecessárias, preparei um guia completíssimo com tudo o que você precisa saber antes de pegar a estrada por aqui. Vem comigo!
1 – Dirija sem parar nos pedágios (mas com o sistema certo!)
Sabe aquela história de ficar catando moeda no carro pra pagar pedágio? Aqui nos EUA, especialmente na Flórida, isso quase não existe mais.
Grande parte dos pedágios por aqui são 100% eletrônicos. Ou seja, não tem cabine com atendente, nem lugar pra pagar com cartão ou dinheiro. Você simplesmente passa direto – mas só se tiver um sistema de pedágio eletrônico no carro, tipo o SunPass ou o E-Pass.
Como funciona?
Esses sistemas usam um aparelhinho eletrônico que fica preso no para-brisa do carro. Quando você passa pelo pedágio, ele é lido automaticamente e o valor é debitado da sua conta.
Qual escolher: SunPass ou E-Pass?
Ambos funcionam super bem na Flórida. O que muda é quem administra:
- SunPass: Departamento de Transporte da Flórida.
- E-Pass: Central Florida Expressway Authority.
Eles são compatíveis entre si, ou seja, funcionam nas mesmas rodovias, incluindo a Florida Turnpike, vias expressas e até algumas pontes. Se você quiser conferir mais alguns detalhes sobre o SunPass e o E-Pass, é só dar play no vídeo aqui embaixo!
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Uma publicação compartilhada por Fê Batista • Dicas de Orlando 🇺🇸 (@orlandodiferente)
Como conseguir um?
Você tem algumas opções:
- Na locadora: muitas já oferecem um desses sistemas no pacote do aluguel. Mas atenção: pergunte antes! Tem locadora que cobra taxas altíssimas por isso e nem sempre é transparente nos valores. É por isso que eu recomendo o aluguel de carro com a Rentcars – clicando aqui e usando o cupom RENTOD5, você garante 5% de desconto pra alugar!
- Comprar o seu: dá pra comprar em supermercados, postos de gasolina (como 7-Eleven e CVS) ou pelo site oficial do E-Pass ou SunPass.
2 – Se for parado pela polícia, fique calmo e… dentro do carro
Esse é um dos pontos mais importantes quando se fala em dirigir nos EUA – especialmente se você é turista. Se a polícia mandar você encostar, pare com calma, desligue o carro e permaneça dentro dele. Isso é uma questão de segurança tanto pra você quanto pro policial.
Quando a polícia quer que você encoste, a viatura costuma ligar as luzes vermelhas e azuis no teto e, muitas vezes, também a sirene. Em alguns casos, o policial pode até usar o alto-falante pra dizer: “Pull over to the right” (encoste à direita). Se você perceber uma viatura atrás de você com as luzes piscando e/ou sirene ligada, pode ter certeza: é com você mesmo.
Ao perceber a abordagem, o ideal é ligar a seta para a direita, reduzir a velocidade com cuidado e ir se aproximando de forma tranquila do acostamento ou de uma área segura na lateral da via. Evite frear bruscamente ou mudar de faixa de repente – vá com calma, mostrando que está colaborando.
Nos EUAs, existe uma preocupação muito grande com abordagens no trânsito, então tudo que possa parecer suspeito ou impulsivo pode gerar tensão.
Nada de sair do carro, ficar revirando a bolsa, abrindo porta-luvas ou se mexendo demais. Essas atitudes podem assustar o policial, que não sabe se você está procurando seus documentos… ou uma arma (por mais absurdo que pareça pra gente).
O ideal é seguir essas dicas:
- Mantenha as mãos no volante (ou onde ele possa ver claramente).
- Aguarde o policial se aproximar.
- Responda com calma, educação e clareza.
- Avise antes de pegar os documentos, tipo: “My driver’s license is in my purse, can I get it?” – ou seja: “Minha carteira de motorista está na minha bolsa, posso pegá-la?”.
E pode ficar tranquilo: se estiver tudo certo com você, a abordagem vai ser super-respeitosa. Só não entre em pânico, porque eles sabem que turistas ficam nervosos mesmo. Respira e segue o protocolo!
3 – Na placa de “Stop” é pra parar de verdade
Sabe aquela paradinha estratégica que a gente costuma dar no Brasil, só pra dizer que respeitou a placa de “Pare”? Então, nos EUA isso não cola! Lá, placa de STOP é pra parar de verdade.
E quando eu digo parar, é zerar o movimento do carro – e depois que parar, conte pelo menos 3 segundos antes de continuar seu caminho. Mesmo se a rua parecer vazia, mesmo que ninguém esteja vindo, mesmo que dê vontade de só dar uma reduzida e seguir… pare de verdade.
Agora, se for uma placa com o complemento “All Way Stop” (ou “4-Way Stop”, por exemplo), é bom saber como funciona:
- Quem chegar primeiro, passa primeiro.
- Se dois carros chegarem ao mesmo tempo, quem está à direita tem preferência.
- Se você chegar junto com o carro da frente, aguarde ele sair completamente antes de avançar.
Parece confuso no começo, mas na prática, os motoristas são bem respeitosos com isso. Ninguém buzina, ninguém tenta cortar. No vídeo aqui embaixo eu falo mais sobre essa regra, vem dar uma olhada!
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4 – Dirigir devagar demais também dá multa
A gente cresce ouvindo que o perigo é correr demais, né? Mas nos EUA, dirigir devagar demais também é um problema. Principalmente nas rodovias e vias expressas, onde existe limite mínimo de velocidade – e ele é levado a sério.
Se você estiver abaixo desse limite sem motivo claro (tipo tráfego pesado, neblina, emergência…), pode atrapalhar o fluxo, causar engavetamento e levar multa. Isso porque, por lá, o trânsito flui com mais rapidez e previsibilidade, e todo mundo espera que você acompanhe o ritmo da pista.
Ah, e se você estiver se sentindo inseguro ou ainda se adaptando à estrada norte-americana, evite as pistas da esquerda (que são as de ultrapassagem). Fique na direita, vá com calma, mas dentro do ritmo permitido.
5 – Fazer retorno (U-turn) é permitido
Nos EUA, o famoso U-turn (ou retorno em U) é supercomum e permitido em muitos lugares, inclusive em cruzamentos movimentados. E o mais curioso é que, diferente do Brasil, você não precisa entrar em um quarteirão e contornar a rua toda pra voltar na direção oposta.
Aqui, o retorno pode (e deve!) ser feito direto no meio da avenida, se houver sinalização permitindo.
Pra saber se é permitido, a regra básica é: se não houver placa dizendo que é proibido, o retorno está liberado. E as placas nos EUA são bem explicativas – você pode ver, por exemplo, algo como “U-Turn Permitted on Green” (Retorno permitido no sinal verde), deixando claro que você só pode fazer o retorno quando o farol específico estiver verde.
Em avenidas largas, com várias faixas em ambos os sentidos, é muito comum existir uma faixa central exclusiva para fazer retorno, sinalizada como “U-Turn Only”. Basta você entrar nessa faixa e aguardar o semáforo específico para U-turn. Sim, eles costumam ter um farol só pra isso – e vai estar bem claro qual é o seu.
Quando o sinal verde acender, você faz o retorno com segurança. Mas atenção: em alguns casos, nem precisa de sinal – o retorno pode ser feito imediatamente, desde que o trânsito esteja livre e seja permitido naquele local.
DICA OD: vale lembrar que, se tiver placa dizendo “No U-Turn” (retorno proibido), aí sim, não pode fazer -e se fizer, pode levar multa.
Essa cultura do retorno em U é muito presente nos EUA, especialmente aqui na Flórida, então pode confiar no processo. Pode parecer estranho no começo, mas logo você se acostuma!
6 – Sem capacete na moto? Só com seguro
Essa é polêmica: na Flórida, quem tem mais de 21 anos pode andar de moto sem capacete. Mas calma, tem pegadinha: só se tiver um seguro com no mínimo US$ 10.000 de cobertura médica. E isso é algo que pode ser verificado se você for parado por um policial.
Além disso, mesmo sem o capacete, os óculos de proteção são obrigatórios. Agora, vamos combinar? Seguro ou não, usar capacete é sempre a escolha mais segura.
Afinal, a gente tá falando da sua vida. Se vai alugar moto ou fazer algum passeio sobre duas rodas, é bom se informar bem e priorizar a proteção – mesmo que a lei permita o contrário.
7 – Pode virar à direita no sinal vermelho (na maioria das vezes)
Uma das regras que mais causam estranheza em quem dirige pela primeira vez nos EUA é essa: você pode virar à direita mesmo que o semáforo esteja vermelho. Mas atenção: só é permitido quando não há nenhuma placa dizendo o contrário, como a famosa “No Turn on Red”.
Na prática, funciona assim: você se aproxima do cruzamento, para o carro como se fosse um “pare” e verifica se a via está livre. Dê preferência aos veículos que estão vindo na direção principal e aos pedestres. Se estiver tudo ok, pode virar com cuidado – mesmo com o farol vermelho.
Isso faz parte da lógica do trânsito norte-americano, que valoriza a fluidez e eficiência. Mas atenção redobrada em áreas escolares e cruzamentos movimentados: se houver placa proibindo, aí não tem conversa – espere o sinal verde.
8 – Ônibus escolar com placa levantada = pare na hora!
Essa é uma regra sagrada nos EUA e qualquer deslize pode gerar multas altíssimas e até pontos na carteira: se um ônibus escolar estiver parado com uma placa vermelha estendida e as luzes piscando, todos os carros em volta devem parar imediatamente – mesmo os que vêm na direção contrária.
A medida serve pra garantir que as crianças possam atravessar a rua com tranquilidade ao entrar ou sair do ônibus. Essa parada obrigatória vale em ruas de mão dupla, áreas residenciais e até avenidas (exceto se houver um canteiro físico separando os sentidos da via).
E, sério: ignorar essa regra é MUITO grave nos EUA. E muitos ônibus têm câmeras que registram os carros que desrespeitam. Por isso, viu o busão escolar parado com a plaquinha aberta? Pare, mesmo que esteja com pressa.
9 – Estacionamento gratuito nos outlets (mas com pegadinha!)
A maioria dos outlets e shoppings oferece estacionamento gratuito. O que é ótimo! Mas cuidado: alguns lugares (geralmente nas áreas mais próximas da entrada principal) têm áreas “VIP”, “Premium” ou “Valet”. E aí, sim, você paga – e paga bem caro se não perceber.
DICA OD: sempre confira as sinalizações no chão e nas placas. Se tiver algo escrito como “Reserved”, “VIP Only”, “Premium” ou mesmo uma máquina de pagamento por perto, desconfie. O ideal é estacionar nas áreas mais comuns, geralmente mais afastadas da entrada, mas 100% gratuitas.
10 – Sua CNH brasileira vale na Flórida, mas traga a versão física!
Sim, você pode dirigir em Orlando com a CNH do Brasil, mas nem pense em vir só com a versão digital! Traga a CNH física e o passaporte.
Quer ficar ainda mais tranquilo? Faça a Permissão Internacional para Dirigir (PID) no Detran do seu estado. Ela não é obrigatória, mas pode ajudar muito caso você seja parado pela polícia ou envolvido em algum incidente – esse documento vem com traduções em vários idiomas e pode facilitar a comunicação em situações mais formais.
11 – Posto de gasolina bloqueou um valor no seu cartão? Calma!
Você tá lá, feliz da vida abastecendo seu carro alugado nos EUA, e quando vai olhar o app do banco… Cobrança de 100 dólares no cartão (mesmo tendo colocado só US$ 20 de gasolina, por exemplo). Mas espera, respira: isso é normal por lá.
Quando você paga direto na bomba (pump), o sistema costuma fazer um bloqueio temporário no seu cartão – geralmente entre US$ 75 e US$ 150. Isso é uma garantia, caso você coloque mais combustível do que o saldo disponível no cartão.
Depois que o abastecimento é finalizado, o valor real que você pagou será debitado corretamente, e o bloqueio será liberado em algumas horas ou dias, dependendo do seu banco.
DICA OD: se quiser evitar o bloqueio alto, você pode ir até o caixa do posto (dentro da lojinha) e pagar o valor exato antes de abastecer. Assim, nada fica travado no seu cartão.
12 – Pergunte como abrir o tanque antes de sair da locadora
E já que estamos falando sobre abastecer o carro… Pode parecer besteira, mas saber como abrir o tanque de combustível é uma das primeiras coisas que você precisa entender ao alugar um carro aqui.
Como você mesmo abastece, vai precisar saber onde fica o botão de abertura – e nem sempre ele está no mesmo lugar dos carros brasileiros. Tem gente que desespera e fica rodando no posto sem saber o que fazer.
13 – Se tem zona de obras, o cuidado é redobrado
Viu uma placa com os dizeres “Work Zone – Traffic Fines Doubled”? Reduza a velocidade imediatamente e dirija com atenção total.
Essas áreas são chamadas de “work zones”, e mesmo que não tenha ninguém trabalhando no momento, as regras se mantêm. O motivo é simples: a pista pode estar com sinalização temporária, cones, trechos estreitos ou mudanças de faixa – tudo isso exige mais atenção do motorista.
14 – NUNCA beba e dirija. Sério, nem pense nisso!
Tá, eu sei… essa regra também existe no Brasil e é óbvia, né? Mas aqui vai o alerta: nos EUA o negócio é levado MUITO a sério. Tipo, você bebeu uma tacinha de vinho no jantar e decidiu dirigir? Pode dar ruim.
Por lá, o famoso DUI (Driving Under the Influence) não perdoa. E nem precisa estar completamente bêbado, viu? Às vezes uma dose já é suficiente pra te enquadrar. E não é só bebida, não – dirigir sob efeito de drogas, remédios controlados ou qualquer substância que altere seus reflexos também entra nessa.
E o que acontece se te pegam? Você é preso na hora. Isso mesmo, sem conversa. E aí imagina o caos: você, turista, sendo levado pra delegacia, tentando se explicar, sem saber nem por onde começar… a viagem vira um pesadelo real.
Além de estragar todo o rolê, um DUI pode prejudicar futuras entradas nos EUA, atrapalhar a renovação do visto e até te deixar com restrições na imigração. Sem falar na dor de cabeça (e no bolso) pra resolver tudo depois.
Então, por mais tentador que seja tomar aquela cervejinha no fim do dia, se for dirigir, não beba nada. Nadinha. Quer brindar? Ótimo! Mas chame um Uber ou combine um motorista da rodada. Segurança em primeiro lugar!
15 – Quando começar a chover, ligue os faróis imediatamente
Aqui na Flórida, uma regra simples pode te salvar de uma multa: ligue os faróis assim que começar a usar o limpador de para-brisa – mesmo que seja só uma chuvinha leve.
Essa regra serve para aumentar a visibilidade do seu carro para os outros motoristas, já que chuvas na Flórida podem ser intensas e repentinas, especialmente no verão.
Esqueceu de acender os faróis? Pode levar multa! E não vale só ligar a luz diurna automática – precisa mesmo ativar os faróis baixos. Alguns carros modernos fazem isso automaticamente, mas se o seu não fizer, fique atento e ligue manualmente.
Com essas dicas, dirigir nos EUA fica bem mais tranquilo
Se você chegou até aqui, tá mais que preparado pra encarar o trânsito norte-americano sem perrengue – e sem multa no retrovisor.
Então salve esse conteúdo, compartilhe com quem vai viajar com você e lembre-se: seguir essas regras pode te poupar de muito perrengue e dor de cabeça. Boa viagem e aproveite muito cada quilômetro!