Dá pra viajar para os Estados Unidos sem falar inglês?

 

Outro dia me fizeram essa pergunta no Instagram: “Fê, dá pra viajar para os Estados Unidos sem falar inglês?”. Na Flórida não é necessário se preocupar, já que é um Estado que tem muitos latinos que falam português e espanhol.

Em contrapartida, a grande maioria das pessoas que trabalham com o turismo em Orlando estão mais do que acostumadas a atender brasileiros. Surpreendentemente, sempre haverá algum brasileiro trabalhando por perto ou então um funcionário que saiba se comunicar.

Mas, caso você não sinta segurança em ir aos Estados Unidos sem saber o básico do idioma, eu fiz esse guia básico de como você pode se virar sem passar por perrengues.

Tradutores online

O celular é uma ferramenta incrível e não há nada que ele não possa fazer hoje em dia. Inclusive servir de tradutor. Existem diversos aplicativos que fazem isso, mas caso você não queira baixar algum, existe o queridinho Google Tradutor.

Você pode digitar o que deseja em português (ou até mesmo falar) e ele vai te devolver a frase em inglês, tendo a opção de clicar no ícone da caixa de som para que a outra pessoa escute.

A tradução não é 100% fiel, com as normas de ortografia corretas. Mas quebra um baita galho e dá para se comunicar com pessoas que falam qualquer outro idioma diferente do seu.

Para usar o tradutor online é fundamental ter conexão com a internet. E a forma mais fácil de fazer isso é adquirido um chip ou um celular pré-pago. O OD tem parceria com omeuchip.com Usando o cupom ORLANDODIFERENTE, você recebe 15% de desconto. É possível encontrar diversos pacotes para todos os bolsos. Para saber mais, leia esse post.

Frases-chaves

Mesmo assim, antes da sua viagem, você pode aprender frases chaves que vão te ajudar a se comunicar além da boa e velha mímica.

Como por exemplo, no aeroporto. Você quer pedir um táxi ou uber para ir ao seu hotel. Então você pode falar “Where can I get a taxi?” (Onde eu posso pegar um táxi?). Para saber a forma como se pronuncia, você pode fazer o mesmo esquema colocando no Google Tradutor e ouvindo a assistente virtual repetir.

Você está num restaurante e precisa ir ao banheiro. “Where are the toilets?” (Onde ficam os banheiros?). Percebe que as palavras “taxi” e “toilet” também são utilizadas no Brasil, assim como outras também são semelhantes. Portanto, conhecer algumas palavras-chaves pode facilitar a sua comunicação durante a viagem.

Nesse post aqui eu explico 40 frases em inglês que você pode usar no aeroporto, nos meios de transporte, no hotel e outras frases-chaves.

Dica OD: Nos Estados Unidos, os horários são ditos e escritos como AM (da meia-noite às 11 horas da manhã) e PM (do meio-dia às 11h da noite).

Parques e hotéis da Disney

Os parques de Orlando, em especial os da Disney, estão super acostumados a receber brasileiros. Os funcionários que não falam português, falam espanhol e é possível se comunicar tranquilamente. 

Mapas

Os mapas dos parques são essenciais para que você monte o seu roteiro, e o roteiro é essencial para que você não perca tempo e possa aproveitar tudo, sem ficar rodando pelos parques procurando as atrações.

Assim como eu disse antes, a Disney está mais do que acostumada a receber visitantes brasileiros e conta com mapas em português! Você pode pegar um logo na entrada dos parques, no Guest Relations.

Funcionários brasileiros

Por falar em Guest Relations, lá ficam os guest members. Eles são funcionários que estão à disposição para tirar dúvidas e ajudar os visitantes nas mais diversas situações, inclusive com as reservas de restaurantes. E para ficar melhor, sempre tem um brasileiro ou alguém que fala português preparado para atender. É fácil identificá-los, já que eles usam um crachá com o nome deles, um selo de que ele fala português, a cidade de onde veio e a imagem da bandeira do Brasil.

Além do mais, a Disney sabe bem quais são os meses em que os brasileiros tomam conta dos parques, o que costuma ser entre novembro e fevereiro, e contrata mais funcionários brasileiros ainda para dar conta da demanda. 

Já os Park Greeters são funcionários contratados entre maio e agosto com o único intuito de auxiliar os turistas brasileiros que ficam nos parques e hotéis da Disney. Eles costumam usar uma camisa verde com a bandeira do Brasil.

Ears to the World

Esse é o tradutor oficial da Disney. É nada menos que um fone de ouvido disponível nas principais atrações dos parques que traduzem do inglês para outros idiomas, incluindo o português. E eles são gratuitos!

Antes de mais nada, é preciso fazer um depósito caução de US$ 25 que é devolvido assim que você devolve o fone de ouvido. Essa é apenas uma forma de segurança para que ninguém leve o fone embora.

A quantidade de fones é limitada, então o ideal é que você garanta o seu assim que chegar no parque. Eles estão disponíveis nos quatro parques da Disney e, para retirar o seu, basta ir até o Guest Relations.

Ele está disponível em cinco idiomas: português, alemão, espanhol, japonês e francês. Não são muitas atrações que tem essa vantagem, mas vale a pena ter a experiência caso você não entenda nada de inglês.

As atrações que têm o Ears to the World disponível são:

  • Magic Kingdom: Walt Disney’s Carousel of Progress, Jungle Cruise e Haunted Mansion
  • Animal Kingdom: Dinosaur e It’s tough to be a bug
  • Epcot: The American Adventure, Journey into Imagination with Figment, Living with the Land e Reflections of China
  • Hollywood Studios: The Twilight zone of tower of terror e Muppet Vision 3D
Divulgação Disney
Telefone tradutor

Outro modo que a Disney encontrou de acolher os visitantes é um telefone tradutor. Ele fica disponível nos hotéis e nos parques e toda vez que você precisar de ajuda com o idioma, um funcionário pode te colocar em contato com um tradutor brasileiro do outro lado da linha. Ele fará o meio de campo entre você e o funcionário que fala inglês pelo telefone mesmo.

Outros parques

Os parques da Universal, Busch Gardens e SeaWorld não oferecem tanto suporte quanto os parques da Disney. Mas ainda assim eles têm algumas alternativas para quem não fala inglês.

O Universal Studios e o Island of Adventure disponibilizam mapas em português e contratam brasileiros na alta temporada. Os parques do SeaWorld e do Busch Gardens oferecem somente os mapas. 

Dica OD: na imigração existem agentes que falam espanhol e até mesmo português. Mas vale a pena dar uma estudada nas frases mais usadas.

Conclusão

Você pode sim viajar tranquilamente para os Estados Unidos sem falar inglês. Hoje em dia a tecnologia está aí oferecendo várias ferramentas para te auxiliar. 

Caso você não se sinta seguro para se aventurar por Orlando, você pode ficar no complexo Disney que oferece todo o suporte necessário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Me chamo Fê Batista e amo viajar.
Quando me mudei para Orlando, vi o quão frustrante pode ser viajar para à Terra da Magia sem um bom planejamento. Por isso, aprendi todos os pontos que fazem essa viagem ser perfeita e quero compartilhar com quem também tem esse sonho!

Últimas novidades
Cupom Nomad para abertura de conta
Banner Promocional para ingressos Disney em até 10 vezes.
Continue Lendo

Artigos Relacionados